5 sintomas físicos do estresse: Fique atento!

Posted by Matheus Leme
Category:

Apesar de ser um mal comum de adultos que levam uma vida corrida, cada vez mais crianças, adolescentes (principalmente se sofrem bulling) e idosos estão sendo afetados pelo estresse.

sintomas-do-estresse

É comum a pessoa só se dar conta que está estressada em algum momento de explosão no trabalho, no relacionamento ou no trânsito.

Porém, o corpo pode começar a dar indícios do estresse antes desses momentos de explosão, através de sintomas físicos.

De acordo com alguns especialistas, o estresse é um conjunto de sintomas físicos e psíquicos que tem origem em algum evento específico na vida de uma pessoa.

Esse evento pode ser uma perda de um familiar querido, o desemprego, o término de um relacionamento, o relacionamento difícil com um chefe ou subordinado, etc.

Além, disso, segundo a OMS, em torno de 90% da população mundial sofre de estresse.

Apesar de ser um índice alarmante, é possível garantir uma ótima saúde do corpo e da mente ficando atento a esses sinais a seguir. Os sintomas que são mais relatados são esses:

Queda de cabelo

Com altos níveis de estresse, é comum perceber o ralo do banheiro cheio de tufos de cabelo após o banho.
Sendo o cabelo uma parte do corpo muito ligada a vaidade pessoal, é um dos primeiros sintomas físicos que são percebidos.

Crises de gastrite

A gastrite nervosa e outros problemas gastrointestinais são agravados por picos de estresse, gerando os sintomas de azias, cólicas e dores agudas no estômago.

É importante, porém, identificar se a causa pode ser má alimentação. É comum pessoas estressadas consumirem cafeína e tabaco de forma desordenada, o que agrava as crises de gastrite.

Se o problema for recorrente, procure um médico.

Depressão

A depressão é uma doença psicológica que trás muito sofrimento as pessoas, principalmente por conta da falta de conhecimento da própria pessoa e de seus próximos em relação à doença. O indivíduo não consegue enxergar o colorido da vida e ter estímulos para as atividades de sua rotina.

O estresse e seu conjunto de sintomas podem ser o caminho para a depressão, que deve ser diagnosticada e tratada por um profissional da área.

Tensão muscular

Dores no pescoço, nas mãos, bruxismo (ato de roer os dentes), entre outros, são caracterizados por tensão muscular e também são sintomas de estresse. Em algumas pessoas aparecem manchas roxas no corpo, parecidas com hematomas de pancadas.

Insônia

Com a rotina atribulada, excesso de trabalho, brigas no trânsito, e o acúmulo dos sintomas relatados acima, é esperado que o sono fique prejudicado, pois para desligarmos e dormirmos é necessário relaxar a mente, esquecer um pouco os problemas, etc.

Uma pessoa que está estressada vive relembrando os problemas que está passando, o que agrava sua situação e não deixa sua mente descansar, o que resulta em um dia seguinte com sinais claros de cansaço.

OBSERVAÇÃO: Para identificar se a causa é estresse ou algum problema fisiológico, reiteramos que é crucial procurar ajuda profissional.

Quem está sempre em busca da perfeição no trabalho, no relacionamento e em outros campos da vida tende a sofrer ainda mais, justamente pelo fato de não poder controlar situações que não lhe cabem.

Para te ajudar a se livrar desse mal, seguem algumas dicas práticas:

Respiração

Fique atento no ritmo que você respira.
Respire fundo, prestando atenção no ritmo. Segure por alguns segundos e então solte o ar devagar.

Alongamento

Levante da cadeira do escritório, alongue seus braços e pernas com cuidado e calma.
Tenha o alongamento como um hábito.

Não leve o trabalho pra casa

Por mais que o Whatsapp não pare, por mais que a caixa de entrada do seu e-mail receba notificação depois do expediente, não abra (a menos que for um tema de caráter de urgência)!

Temos o costume de atribuir a fatos comuns do dia-a-dia uma urgência que muitas vezes não é cabível.
Sempre questione se aquilo merece sua atenção no momento ou se pode esperar até o dia seguinte.

Chegando no seu lar, é extremamente importante se desconectar do trabalho, dando atenção pra família, pro Pet, pros filhos, etc.

Marque uma massagem

Reserve um tempo pra você e procure um profissional de massagem.
Sua saúde e suas costas irão te agradecer.

Não abra mão de momentos de lazer

As vezes é comum abdicarmos de um fim de semana para trabalhar. Em algumas ocasiões e dependendo do trabalho é inevitável e compreensível.

Mas, quando puder, não deixe de aproveitar esses momentos de relaxamento. Seja deitando numa rede, indo a um parque, passeando com o cachorro, brincando com os filhos, etc.

E você? O que faz para aliviar o estresse? Conte pra nós! 🙂

Caso precise de ajuda, não deixe de procurar seu médico e converse com nossa farmacêutica.
farmaceutica@bigpharma.com.br

Caso necessite fazer um orçamento, clique aqui!

.
estresse

Referências:

Segundo OMS, 90% da população mundial sofre com estresse

RELAÇÃO ENTRE STRESS E DEPRESSÃO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top
Precisa de um orçamento rápido? Fale conosco no Whatsapp agora clicando aqui !
0