Conheça os cinco benefícios da banana

Posted by Matheus Leme
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Os benefí­cios da banana são inúmeros. Entretanto, aqui iremos listar cinco deles que são bem importantes.

As bananas, além de serem extremamente saudáveis, são muito deliciosas!

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São também uma das frutas mais conhecidas e consumidas ao redor do mundo.

POR POSSUÍ­REM DIVERSOS NUTRIENTES E FUNÇÕES BENÉFICAS PARA O CORPO HUMANO, SEMPRE SERãO UMA BOA OPÇÃO TANTO PARA O CAFÉ-DA-MANHNàQUANTO PARA UM LANCHE DA TARDE, POR EXEMPLO.

A seguir, conheça cinco benefí­cios que as bananas trazem para a saúde e que são reforçados pelas pesquisas cientí­ficas:

BANANAS MELHORAM O SISTEMA DIGESTIVO

A fibra dietética que a banana contém tem sido associada a muitos benefí­cios para a saúde, inclusive com relação a digestão melhorada.

Uma banana de tamanho médio contém aproximadamente três gramas de fibras, o que a torna uma ótima fonte.

Sobre as fibras, as bananas contém dois tipos:

– Pectina: Diminui na medida que a banana cresce.

– Amido resistente: É encontrado em bananas maduras.

Esse último se torna alimento para bactérias benéficas presente em nosso intestino delgado, enquanto a Pectina é proposta como uma fibra que ajuda a diminuir o câncer de cólon, segundo alguns estudos. Confira o estudo aqui.

BANANAS SÃO RICAS EM POTÁSSIO

O potássio é conhecido por ser um mineral de extrema importância, pois:

– Evita cãibras

– Atua na distribuição de água no organismo

– Melhora os reflexos

– Trás relaxamento muscular

– Ajuda a prevenir problemas no coração

Além disso, quando passamos por ní­veis altos de estresse, o potássio diminui no organismo. Portanto, comer uma banana pode ajudar a normalizar os ní­veis do mineral no corpo, auxiliando no reequilí­brio

BANANAS SãO FÁCEIS DE ADICIONAR A SUA DIETA

No Brasil, são bem baratas em comparação com outras frutas e são extremamente versáteis para serem adicionadas em sua dieta.

É sugerido comê-las com:

– Yogurte

– Cereais integrais

– Batida com leite

– Aveia

– Linhaça

Além disso, elas ajudam no emagrecimento, já que produzem bastante saciedade e trazem muita energia por ter um grande teor de carboidratos.

A BANANA POSSUI DIVERSAS VITAMINAS

Falando de Macronutrientes, a banana possui em grande proporção os carboidratos, responsáveis por dar energia ao corpo.

Elas são naturalmente isentas de gorduras, colesterol e sódio.

Uma porção de banana (126 gramas), além dos carboidratos, fornecem uma variedade de vitaminas e minerais, tais como:

– VITAMINA B6: 5 MG

– MANGANÊS: 3 MG

– POTÁSSIO: 450 MG

– FIBRA DIETÉTICA: 3G

– PROTEÍ­NA: 1G

– MAGNÉSIO: 34 MG

– VITAMINA A: 81 UI

– VITAMINA C: 9 MG

– FERRO: 3 MG

– FOLATO: 25,0 MCG

MAIS ENERGIA ANTES DO TREINO

Pra quem faz academia ou alguma atividade fí­sica, comer uma ou duas bananas antes pode ajudar no desempenho!

Durante o exercí­cio o corpo perde sódio, potássio e cloreto na transpiração.

Sem potássio, como já dito, é possí­vel ter câibras.

Alguns nutricionistas recomendam uma banana pré-treino e outra no pós-treino.

Além de tudo citado, ela ajuda no fornecimento de energia pelo seu alto ní­vel de carboidratos, o que maximiza seu desempenho.

E você? Tá esperando o que pra adicionar a banana na sua dieta?

Consulte um nutricionista para conhecer melhor o benefí­cio de alguns alimentos.

Referências:

http://www.foodmatters.com/article/25-powerful-reasons-to-eat-bananas

http://www.healthline.com/nutrition/11-proven-benefits-of-bananas

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