Projeto verão? Confira 5 hábitos que ajudam a emagrecer

Posted by Matheus Leme
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Como manter hábitos que ajudam emagrecer?

Nas épocas de calor – ou conforme ele vai chegando – algumas pessoas se deparam com um grande desafio, o Projeto Verão, que basicamente depende de hábitos que ajudam a emagrecer.

O foco é um só: Descobrir como reduzir medidas, perder peso mais rápido, ter mais disposição para a academia e exercícios e atingir um corpo igual ao da Gabriela Pugliesi, por exemplo, estamos certos?

Pois é, mas manter esses hábitos que ajudam emagrecer vai muito além da parte estética e da beleza.

Na verdade esses hábitos são ótimos para a saúde em geral, pois aumentam a vitalidade e disposição. Porém, é algo que requer muita dedicação e disciplina.

Você deve estar pensando: Como conseguir tudo isso se, trabalho muito, quase não tenho tempo para nada e ainda tenho que cuidar da casa e dos filhos?

Parece uma coisa impossível, um bicho de 7 cabeças, mas não é acredite! Neste artigo vamos dar dicas de hábitos que ajudam a emagrecer e claro, a manter a saúde em dia.

Antes vamos falar um pouquinho sobre saúde, afinal queremos ficar com o corpo perfeito, mas com um aspecto saudável.

Por isso, é importante saber que segundo Dr. Dráuzio Varella estudos comprovaram que manter bons hábitos não só ajudam a emagrecer, como também reduzem “o risco de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer, obesidade, problemas reumatológicos e ortopédicos, depressão e o declínio cognitivo característico das demências.”

Veja mais em nosso artigo: Falta de exercício físico pode desenvolver problemas cardiovasculares, cânceres e diabetes

Isso por que esses hábitos são como um mix de atividades e atos diversos que estão aliados à alimentação saudável e na hora certa, além da hidratação correta do corpo, atividades físicas mesmo que mais leves ou que não precisem de aparelhos como os de uma academia e até o controle emocional.

Parece que não, mas nosso emocional também contribui muito para que seu objetivo do Projeto Verão seja atingido.

Confira os 5 hábitos que ajudam emagrecer:

1- Beber mais água e líquidos saudáveis

Quem resiste ao cafezinho que acabou de ser feito ou diz não para um delicioso refrigerante? Para quem gosta de bebidas alcoólicas, como recusar uma cerveja gelada ou um bom vinho quando está com amigos?

Consegue imaginar os efeitos que seu corpo teria se você trocasse todas as bebidas do seu dia por água? A primeira coisa que poderá acontecer com seu corpo ao adotar esse novo hábito é diminuir o inchaço.

Acontece que beber água não ajuda só manter o corpo hidratado como, regula o organismo, hidrata a pele, cabelo e unhas, ajuda evitar pedras nos rins e reduz o apetite.

beber agua é um habito fundamental
beber água é um hábito fundamental

São muitos os benefícios que a água traz para nosso corpo, mas vá com calma, excesso faz mal e beber água demais pode ter consequências reversas ao esperado.

O mínimo recomendado é beber 2 litros por dia, há um cálculo que ajuda identificar a quantidade ideal de água que devemos consumir de acordo com o peso.

Funciona assim: Multiplique seu peso corporal por 0,03. Então, uma pessoa que pesa 70 quilos deve beber 2,1 litros por dia. É apenas uma média, seus hábitos também devem ser levados em consideração, pois uma pessoa que faz mais exercício físico perde mais líquido corporal do que quem não se exercita.

O bom é que, nem só de água vive o homem, você pode substituí-la em alguns momentos do dia por água de coco, sucos naturais sempre sem açúcar, chás também sempre sem açúcar, bem como comer alimentos ricos em água como melancia, abobrinha, pepinos, e outros.

2- Reeducação alimentar

Para atingir outra bela fatia de seus objetivos, certamente um dos hábitos mais importantes que ajudam a emagrecer  é a alimentação correta!

Existem diversas recomendações feitas por profissionais da saúde: se alimentar de 3 em 3 horas, reduzir carboidratos, introduzir mais proteínas, diminuir o sal (que também ajuda reduzir o inchaço), evitar o máximo alimentos industrializados, afinal nem sempre um rótulo que informa ter baixo teor de gordura é saudável, bem como alimentos lights e diets nem sempre são ideais.

Uma linha que está fazendo muito sucesso e está bem apoiada em estudos científicos é a dieta low-carb.
Ela consiste em diminuir os carboidratos, cortar açúçar, farináceos, óleos de sementes e industrializados em geral.

Para saber mais sobre a dieta, recomendamos o blog do Dr. Souto, uma das maiores autoridades do assunto:

http://www.lowcarb-paleo.com.br/

É ideal então, introduzir alimentos ricos em fibras, vitaminas e nutrientes, pois eles fornecem energia para o corpo e ajudam a manter sua flora intestinal em dia. Além de comer bastante frutas e legumes.

Veja aqui: Por quê consumir mais frutas vermelhas?

Certamente você já ouviu aquele velho ditado: “Devemos tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu.” É real! E tem mais, reduzir as calorias é mais eficiente do que queimar calorias.

Veja a seguir:

3- Praticar exercícios físicos

Sem dúvida essa também é uma das mais importantes para que seu projeto verão dê certo! Afinal não adianta por em prática os hábitos acima e não fazer o mais importante, se exercitar.

Queimar calorias é uma prática muito complicada se você tem aquele pensamento de que pode comer o que quiser que depois é só queimar tudo na academia. Não é não!
habitos que ajudam a emagrecer
o hábito de fazer exercícios te trará diversos beneficios

Os exercícios devem ser frequentes. Uma vez ou outra não basta, tem que praticar na maioria dos dias e pelo menos uma hora por dia.

Claro que você não deve começar já levantado barra de ferro, se você nunca praticou ou faz tempo que não pratica nenhum exercício comece devagar com atividades mais leves até ter condicionamento físico para “pegar mais pesado”.

IMPORTANTE: Antes de começar qualquer tipo de exercício físico, é fundamental consultar um médico e um personal trainer, que farão recomendações específicas para você.

Não pense que só se faz exercícios em academia não, viu?! Na verdade você pode fazer em casa mesmo, há diversos métodos que você pode usar coisas de casa que você tem e nem imagina que pode usá-los.

Além disso, você também pode optar por caminhadas. Se você nunca teve esse hábito comece caminhando percursos menores e vá aumentando o ritmo conforme sentir que seu corpo aguenta.

Conheça o HIIT – um dos mais eficazes métodos para derreter gordura corporal!

 

4- Dormir bem é essencial

É difícil pensar que dormir pode emagrecer, mas uma boa noite de sono é fundamental. Pesquisas da Universidade de Chicago divulgaram que as pessoas que tem uma boa noite de sono podem chegar a ter 20% menos gordura corporal.

Dormir acelera o metabolismo, regula os hormônios, além de diminuir o estresse, melhorar a disposição e, por incrível que pareça, auxilia a comer menos.

Esses mesmos estudos apontam que pessoas que tem uma noite mal dormida sentem mais fome, aumenta a vontade de comer doce, pois os níveis de açúcares caem e queremos suprir essa necessidade em nosso corpo.

Sabemos que o tempo ideal para ter uma boa noite de sono é dormir 8 horas por dia, mas é necessário manter uma regularidade, acordar e dormir sempre na mesma hora para que seu organismo entenda e também se acostume.

Para conseguir relaxar tente manter a mente despreocupada, pense em lugares tranquilos, coisas que te deixam feliz, evitando café a noite.

Esteja bem alimentado, mas não é bom comer e logo dormir e se for comer deve ingerir alimentos leves, sempre com um intervalo para a digestão.

Nada de celular na cama, isso fará você se distrair e, além disso, mesmo que não tenha o objetivo de emagrecer, celular na hora dormir não é bom pra ninguém.

 

5- Controle o emocional

Nossa mente é muito poderosa e controlar o emocional é extremamente importante para que todos esses hábitos que ajudam emagrecer citados até agora funcionem corretamente.

Isso porque lidamos muito com nossa ansiedade, vícios, manias, vontades, dentre outros fatores que fazem nossa mente agir de forma impulsiva, por isso, é preciso ter bastante concentração em seus novos hábitos que ajudam emagrecer.

Não será forçando o seu cérebro a pensar “quero emagrecer, quero emagrecer” que funcionará.

Pode até ser que cause algum efeito, mas o mais importante é você se autoconhecer para identificar onde estão seus pontos fortes e fracos e trabalhá-los a seu favor, desta forma será possível controlar mais sua ansiedade.

Confira aqui 5 sintomas físicos do estresse: fique atento!

Geralmente quando acontece algo que nos deixa preocupados ou tristes, queremos descarregar esse nervosismo em algo, e é nesta hora que precisa ter o autocontrole. Para quem fuma, é o momento de sair e acender seu cigarro, já para quem gosta de comer, a primeira coisa é pensar em um doce bem gostoso.

É aí que entra o controle de sua mente, ao invés de pensar em um doce, tente desviar seus pensamentos para outra coisa que te ajude a se acalmar, caso ainda tenha vontade de comer, opte por uma fruta, ou tome um copo de água, se precisar até dois, ou então uma boa gelatina pode te ajudar a suprir essa vontade momentânea.

O mais importante é não pensar “não vou conseguir”, assim você já está incentivando sua mente a desistir mais rápido.

Falando de exercícios: Não pense muito na hora de praticá-los!

Não coloque empecilhos, vá e malhe!

Há estudos que mostram que muitas pessoas desistem de ir à academia, por exemplo, por pensar demais se querem ir mesmo ou não, a hora passa e a pessoa acaba desistindo por estar “sem tempo”.

Não desista, afinal seus novos hábitos deverão fazer parte da sua nova rotina. Se tiver que ir se exercitar, faça chuva ou faça sol, mas vá. Trabalhe sua mente sempre de forma positiva e ao seu favor!

Falar é fácil, fazer que é complicado, mas se você está em busca de um corpo e saúde impecáveis, é preciso se esforçar bastante.

Não existe corpo em dia que não exija esforço. Se quiser que seu projeto verão realmente funcione, é preciso se dedicar e seguir firme esses 5 hábitos que ajudam a emagrecer.

Última consideração: Certifique-se de estar feliz contigo mesma. Mude, mas mude para ter saúde e felicidade, e se você quiser mudar.

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Obs: Todas as informações citadas neste blog tem caráter informativo, não substituindo de forma alguma o acompanhamento médico e nutricional.

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